Pium, sábado 19 de outubro de 2019

Educação

Professora da Unitins participa de livro sobre Xadrez e Educação

20/01/2016 14h14

Ascom Unitins Marlucia Pereira Lucena de Almeida

A professora Marlucia Pereira Lucena de Almeida, da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) participou da composição do livro “Xadrez e Educação: contribuições da ciência para o uso do jogo como instrumento pedagógico”.

O livro foi organizado pelo professor Wilson da Silva e publicado pela Editora UFPR, e abrange 115 anos de estudos sobre o jogo de xadrez (de 1896 a 2010), com pesquisas internacionais, que são abordadas na forma de revisão bibliográfica, e também com pesquisas brasileiras, abordadas mais profundamente em cada capítulo do livro.

Em parceria com o professor Antônio Vilar Marques de Sá, a professora Marlucia Pereira Lucena de Almeida escreveu o capítulo “Ensino de Xadrez em Escolas de Tempo Integral: um estudo exploratório em Palmas (TO)”.

“Foi um trabalho muito interessante, porque fomos pensando uma coisa, não nas questões da disciplina em si, que o jogo beneficiava mais essa ou aquela disciplina, mas constatamos que os alunos cresceram muito em Matemática, por exemplo, nas resoluções de problemas, raciocínio lógico, concentração. E isso foi muito evidenciado pelos pais e alunos. Muitos alunos com problemas seriíssimos de comportamento melhoraram a partir da utilização do xadrez”, destaca Marlucia, que é formada em Educação Física e mestra em Educação.

O organizador espera que a seleção de pesquisas apresentadas possa estimular outros trabalhos científicos voltados a aprofundar a investigação sobre a utilização do jogo de xadrez em contextos educativos e que o livro auxilie professores de xadrez, dirigentes das federações de xadrez, a refletirem sobre os limites e as possibilidades da utilização do jogo de xadrez nas escolas.

O livro “Xadrez e Educação: contribuições da ciência para o uso do jogo como instrumento pedagógico” pode ser adquirido por meio do link http://www.editora.ufpr.br/portal/livros/xadrez-e-educacao-contribuicoes-da-ciencia-para-o-uso-do-jogo-como-instrumento-pedagogico/.

ASCOM UNITINS

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.
Jornal Ecos do Tocantins    |    Contato: trajanocoelho@gmail.com    |    (63) 98444-2993