Pium, sábado 19 de outubro de 2019

Educação

Escola Municipal Felipe Batista dos Santos realizou Dia Literário e de Resgate Cultural

20/06/2016 10h32

TCNII- Ecos do Tocantins Resgate Cultural
 
Trajano Coelho Netto II - Ecos do Tocantins

A Escola Municipal Felipe Batista dos Santos, localizada no Povoado de Boa Sorte, realizou no sábado último, 18 de junho, Dia Literário onde foi homenageado o educador e acadêmico Wátila Misla, por seus premiados trabalhos na área da Poesia; bem como o Resgate Cultural das regiões Norte e Nordeste, através de apresentações artísticas desenvolvidas por alunos da referida unidade escolar do Município de Dianópolis.

Tendo como cerimonialistas os estudantes Kaiane Torres e Rony Batista e contando com as presenças da professora universitária DRª. Noelci Carvalho Messias da Universidade Federal do Tocantins, que ministrou palestra enfocando a importância sobre o intercâmbio entre os diversos segmentos das linguagens, seus códigos e tecnologias; vereador Giuliam Oliveira, prefeito Regis Melo, secretário de transportes e obras Xenofonte Pereira e os membros da Academia Dianopolina de Letras, professores Wátila Misla, Aniziana Aires e jornalista Trajano Coelho Netto II e outras personalidades vinculadas à Educação.

O acontecimento também teceu homenagens (póstumas) à Felipe Batista e Santos, considerado o fundador do povoado Boa Sorte, professor Durval Batista Barbosa e senhor José Batista dos Santos, cujas histórias foram expostas em banner's fixados no espaço onde deu-se o evento de natureza sócio-cultural.

Após momento de devoção religiosa e execução do Hino Nacional Brasileiro, foram apresentadas por estudantes as biografias dos homenageados póstumos, com a presença de representantes familiares. O Poeta e Acadêmico Wátila Misla também foi alvo de citação biográfica.

Iniciadas as apresentações artísticas temáticas, foram realizadas as declamações de Literatura de Cordel e de poemas de Wátila Misla, que segundo o narrador, evidencia "dor, alegria,, cores, formas, sabores e a música universal".
A Região Norte recebeu a encenação da "Dança das Peneiras" e das alegorias do "Boi Bumbá" com a dança e a música Tic-tac do Grupo Carrapicho.

O Nordeste brasileiro, região marcada pelo carnaval, danças do Maracatú, do Coco, o Axé, capoeira, festas juninas, reizados, frevo e culinária afro-brasileira, foi retratado em inúmeras apresentações artísticas; O cantor e compositor Luiz Gonzaga, recebeu destaque artístico especial pelo conjunto de sua obra; poesias de autores nordestinos foram declamadas; " Seu Lunga " e sua graça motivaram o riso da platéia; A encenação teatral de Vidas Secas foi destaque no evento cultural.

A ativista da " cultura negra " , senhora Celenita falou sobre si mesma e sobre a valorização do negro na sociedade; O Diretor Célio José agradeceu a presença de todos bem como os patrocinadores do evento, momento em que teceu considerações sobre o já tradicional movimento cultural da Escola Municipal Felipe Batista, recebendo do público em forma de aplauso, o reconhecimento por seu valioso trabalho de Resgate Cultural e da exposição dos valores e dotes artísticos de seus alunos.

O vereador Giuliam Oliveira, autor da Lei Municipal que instituiu eventos de natureza cultural nas escolas de Dianópolis, falou sobre seu trabalho em prol da Educação. A diretora da Secretaria Municipal de Educação, senhora Alexandra Batista, que também falou aos presentes, representou a professora Ana Rodrigues, titular da pasta.

O prefeito Regis Melo ao congratular-se com todos os membros da comunidade, parabenizou o diretor Célio José e sua equipe pela organização e realização do Movimento de Resgate Cultural. Regis declarou seus esforços para proporcionar às escolas do município um alto nível de ensinamento através de professores qualificados e de uma grade curricular equilibrada, tendo a cultura como fator de desenvolvimento.

Almoço a base de comida típica regional, finalizou a programação.

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.
Jornal Ecos do Tocantins    |    Contato: trajanocoelho@gmail.com    |    (63) 98444-2993