Pium, sábado 19 de outubro de 2019

Educação

IFTO celebrou dois anos de atividades educacionais em Dianópolis - TO

27/04/2015 15h24

Arla Maia Registro fotográfico do evento comemorativo

Trajano Coelho Netto II - Ecos do Tocantins

O Instituto Federal de Educação - Campus Dianópolis, celebrou na última sexta-feira, 24 de abril, o seu segundo ano de atividades, com uma programação que contou com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais, comunidade acadêmica, pequenos produtores rurais e alunos, e também com a realização de ciclo de palestras técnicas sob o tema " Agricultura Familiar Mãos que Alimentam " .

O diretor da instituição federal de ensino, Jonas Brito, ao proceder a abertura do evento, realizado na quadra de esportes da escola, deu boas vindas à todos os participantes e teceu considerações sobre a evolução do IFTO, ressaltando a excelência alcançada nos cursos de graduação em Agronomia e Informática. O diretor agradeceu também a todas as personalidades e instituições que tornaram possível o evento, agradecendo em especial ao prefeito Reges Melo.

Pronunciamentos

Marcino Pereira Lima, presidente da FAERTO (...) após relatar as atividades do organismo que preside, enfatizou a Agricultura Familiar como fator regional de desenvolvimento, capaz de promover significativas transformações sócio econômicas.

O deputado estadual Ricardo Ayres, destacou a importância do conhecimento técnico e do sistemático aprendizado para que a Agricultura Familiar assuma as dimensões pretendidas. Ayres parabenizou o Instituto Federal de Educação e seu corpo de professores e alunos, afirmando que a região sudeste terá como uma das âncoras de seu desenvolvimento, os profissionais formados pelo Instituto Federal de Educação.

O Médico Veterinário, deputado federal César Hallum, cuja bandeira parlamentar tem as cores do agronegócio, manifestou seu orgulho e satisfação pelo sucesso da escola, anunciando que será o portador das demandas regionais da Agricultura Familiar, notadamente da " Carta de reivindicações de Dianópolis " , à serem repassadas ao ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrús Ananias.

Prefeito Reges Melo

Reges Melo, prefeito de Dianópolis e um dos responsáveis pela instalação do Campus do Instituto Federal de Educação em sua cidade, ao fazer uso da palavra, parabenizou a importante unidade de ensino técnico, ministrando elogios aos seus professores pela excelência e qualidade. Destacou o apoio dado ao pequeno produtor por sua administração, reiterando que a Secretaria Municipal de Agricultura, cujo o titular é o especialista em agronegócio Alexander Toledo, estrutura-se para proporcionar o suporte necessário para as atividades do agricultor familiar, porém, momentaneamente atuando dentro do que é possível e operacional com as máquinas existentes.

Palestras

O professor José Jeremias Fernandes, discorreu sobre o tema " Nutrição de Plantas " e tecnologia focada em análise química, macro e micro nutrientes e adubação orgânica.

O chefe do escritório do Ruraltins, senhor Aldori, falou sobre a DAP, processo de solicitação e documentação necessária. Claro e evidente ficou que a análise de cada candidato ao Pronaf, atualmente é problemática por falta de estrutura do escritório local do referido organismo de extensão rural.

Pereira Lima, presidente da Funarto, participou com o tema associativismo, relatando as dificuldades de organização e manutenção das associações.

Após o almoço oferecido pelos organizadores, o doutor Roberto Jorge Sahium palestrou sobre piscicultura e sua importância como plataforma de desenvolvimento do agronegócio, citando o elemento água, como uma das maiores riquezas do Estado.

Alexander Toledo, secretario de agricultura de Dianópolis, atuou no fechamento do evento, esclarecendo aspectos abordados pelos palestrantes como a Declaração de Aptidão ao Pronaf e dúvidas recorrentes sobre financiamento de bancos oficiais para as ações do setor de agricultura familiar.

Foram organizadores da comemoração do segundo aniversário do IFTO de Dianópolis e do ciclo de palestras, Marcino Pereira Lima (FAERTO), Fábia Silva de Oliveira Lima (IFTO), e Alexander Lopes Toledo ( Secretário de Agricultura do Município de Dianópolis ).

As demandas reunidas no encontro serão entregues pelo deputado federal César Hallum ao ministro do desenvolvimento Agrário Patrús Ananias e basicamente são :

- Liberação de recurso financeiro para montar Feira Tecnológica para a Agricultura Familiar do Sudeste do Tocantins.
- Renegociação das dividas do PRONAF dos agricultores para viabilizar o fomento a região sudeste do Tocantins.
- Liberação de recurso financeiro para construção do distrito agroindustrial para região do Sudeste do Tocantins.

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.
Jornal Ecos do Tocantins    |    Contato: trajanocoelho@gmail.com    |    (63) 98444-2993