Pium, quinta 18 de outubro de 2018

Meio Ambiente

ICMBio/Parque Nacional do Araguaia e os “Heróis do Araguaia”

29/07/2018 09h03

Créditos: Pedro; Adevaldo; José Nilton. Brigadistas do ICMBio/PNA em diversas atividades.


Marcos Leão e Selene Vital

A Brigada de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do ICMBio/Parque Nacional do Araguaia – PNA, além de efetuarem os seus trabalhos convencionais, realizam também trabalhos comunitários voltados a sociedade de Pium.

Afora os inúmeros resgates e salvamentos de animais silvestres vítimas de incêndios ou atropelamentos, captura indevida, criação ilegal, maus tratos, como é o caso de Arara-canindé (Ara ararauna), Papagaio (Amazona aestiva), Tatu-china (Dasypus septemcinctus), Jabuti (Chelonoides carbonaria) etc.

Outros que adentram áreas urbanas, com invasão de casas residenciais, prédios públicos (repartições, escolas, centro de lazer etc.) a exemplo de Lontra (Lontra longicaudis), Tamanduá-mirim (Tamandua tetradactyla), Tamanduá-bandeira (Myrmecophaga tridactyla), Ouriço-caixeiro (Coendou prehensilis), Catitu (Pecari tajacu), Jacaré-tinga (Caiman crocodilus), Camaleão (Iguana iguana), Jibóia (Boa constrictor), Cascavel (Crotalus durissus) dentre muitos outros.

Também tem realizado salvamentos de animais domésticos a exemplo de duas semanas atrás, quando ocorreu de um cão de rua ter caído em um poço localizado no quintal de uma residência no centro antigo. Uma equipe de salvamento esteve no local e um brigadista desceu por uma corda no poço, e os demais recolheram o cão doméstico em uma sacola improvisada. Uma equipe também participou da retirada e afugentamento das agressivas abelhas Apis melifera (conhecidas popularmente como “abelha africanizada” ou “europa”) num quintal de uma residencia localizada no setor Alto da Boa vista.

Sexta-feira dia 20, toda a equipe se preparava para partir rumo ao Parque Nacional do Araguaia na Ilha do Bananal para aplicação do MIF (Manejo Integrado do Fogo), quando em nossa sede foi recebido inúmeros telefonemas de populares todos apreensivos, clamando por nossa intervenção em um incêndio de grandes proporções que havia surgido do quintal de um ex-vereador, e se alastrou por mais três quintais vizinhos, ameaçando incendiar as quatro casas ali localizadas.

De imediato foi deslocado para o local, um esquadrão de brigadistas munidos das ferramentas necessárias para o combate ao referido incêndio, uma hora e meia após, o fogo foi dominado e extinto pelos brigadistas, reestabelecendo a segurança e o bem estar da população ali residente.

A população local quando atendida pelos brigadistas em inúmeros serviços prestados, tem em agradecimento a estes, denominando-os carinhosamente de ”os Heróis do Araguaia”.

Participaram no salvamento do cão doméstico os Brigadistas: Adevaldo, Pedro, Adiron, Brunno e Thiago.

Brigadistas que participaram no combate ao incêndio urbano: José Nilton, Adevaldo, Reinaldo, Ricardo e Lucas Gabriel.

 

 

Marcos Leão e Selene Vital são redatores da coluna Meio Ambiente - Ecos do Tocantins.

   

Comentários (0)

  • Nenhum comentário publicado. Clique aqui para comentar.
Jornal Ecos do Tocantins    |    Contato: trajanocoelho@gmail.com    |    (63) 98444-2993